Instagram for Business: Como criar um perfil para seu negócio (+Dicas)

Tempo de leitura: 11 minutos

Palavra-chave: Instagram para empresas, como criar perfil no instagram.

Você que já investe (ou tem interesse em investir) em Marketing Digital sabe o quanto é difícil se igualar, na internet, aos grandes players do mercado.

No Facebook, por exemplo, você só se torna uma autoridade para as pessoas quando tem um selo de autenticação na página e milhares de curtidas – não que isso realmente dite a seriedade do seu negócio.

Mas o Instagram já vem com uma proposta bem diferente: com o Instagram para Empresas, ele te dá a oportunidade de ter um perfil empresarial e ser reconhecido por isso igualmente ao seu maior concorrente.

Perfeito demais pra ser verdade, não?! Isso porque você ainda não viu também a facilidade que é ter um desses.

E mais… o Instagram, como você sabe, é uma plataforma desenvolvida para ser usada em dispositivos móveis (celulares), o que a torna muito mais próxima e prática que as demais.

Unindo essa facilidade com um perfil empresarial, além de seus seguidores terem muito mais propensão a interagirem com a marca, você ainda tem a vantagem de ter todas as métricas de desempenho do seu perfil na palma da sua mão.

Quer aproveitar essa oportunidade?

Então continue lendo este artigo para saber como criar um perfil business e também:

O que é Instagram for Business e porque você precisa ter um
Passo a passo completo para criar um perfil business do zero no Instagram
Dicas para começar a usar seu perfil business no Instagram

O QUE É INSTAGRAM FOR BUSINESS E PORQUE VOCÊ PRECISA TER UM

Criado em 2010, o Instagram conquistou seus primeiros milhões de usuários no mesmo ano do seu lançamento, sendo que hoje, ele já conta com mais de 700 milhões de usuários ativos.

A rede se tornou popular especialmente pela criatividade das pessoas, famosas e anônimas, que compartilham sua rotina, tanto profissional quanto pessoal.

Mas o Instagram acabou se tornando muito mais do que uma bela coleção de fotos.

Hoje ele se tornou um meio de investimento onde mais de 1 milhão de negócios já buscam aumentar seus lucros.

Logo não demorou muito pra nascer o Instagram for Business, ou Instagram para Empresas, que tem o objetivo de dar a oportunidade para negócios de qualquer tamanho de serem reconhecidos com um perfil profissional.

Com ele você terá diversas vantagens, como informações sobre seus seguidores e publicações e o poder de promover publicações com objetivos comerciais dentro do seu próprio aplicativo no celular.

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Com uma conta comercial você poderá:

Adicionar informações do seu negócio, como telefone, endereço, e-mail e localização para facilitar que seu público te encontre;
Obter informações em tempo real sobre seus seguidores;
Ter controle do desempenho das histórias e publicações impulsionadas direto no aplicativo;
Promover publicações diretamente do aplicativo móvel.

Se você ainda não tem certeza se essa rede social pode te ajudar com seu negócio, dê uma olhadinha aqui neste artigo onde eu falo sobre os tipos de mercados com maior potencial de sucesso no Instagram.

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM PERFIL BUSINESS DO ZERO NO INSTAGRAM

Ter uma conta empresarial no Instagram para o seu negócio é bem simples.

A primeira coisa que você precisará fazer é baixar o aplicativo no seu celular.

Você pode fazer aqui o download do aplicativo para Android, e aqui para IOS.

Assim que o download do aplicativo estiver finalizado, basta instalá-lo e abrí-lo para darmos início à criação do perfil.

Agora sim, veja como criar seu perfil business:

Passo 1. Sua primeira tarefa será criar uma conta comum para o seu negócio para só depois transformá-la em um perfil empresarial.

Para fazer isso você terá que abrir o aplicativo do Instagram e escolher uma dessas duas opções de login: Cadastro com e-mail e senha ou login automático com o Facebook.

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Caso você escolha fazer o cadastro do zero, terá que preencher alguns dados básicos como e-mail e telefone.

Passo 2. O próximo passo será definir um nome do usuários, e que, de preferência, deve ser simplesmente o nome da sua empresa (por exemplo: cicloacelerar).

Se eventualmente o nome escolhido não estiver disponível, opte por inserir caracteres simples e que ainda deixem seu perfil facilmente reconhecível (por exemplo: great_academy).

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Passo 3. Quando você chegar nessa etapa do processo já terá percebido que seu perfil já está criado.

Sua única tarefa aqui é começar a seguir alguns amigos ou marcas que você tenha interesse para que também comece a interagir na plataforma, ou pular para a próxima etapa.

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Passo 4. Agora chega a hora de adicionar uma foto de perfil de boa qualidade e que represente seu negócio.

O mais recomendado é que você use o logo da sua marca para seguir uma identidade visual já estabelecida pra não interferir na identificação do negócio.

O tamanho mínimo da imagem, recomendado pelo próprio Instagram, é de 152×152 pixels para que a foto tenha uma boa qualidade tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

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Passo 5. Em seguida você terá que completar os dados do seu perfil.

Para fazer isso primeiro você terá que clicar no seu avatar, no lado inferior direito da tela.

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O próximo clique será no ícone das configurações, que em IOS é indicado por uma engrenagem enquanto em Android por três pontos.

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E por fim, o último clique é em “Editar perfil”.

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Aqui você poderá adicionar o link do seu site – caso você tenha um -, que ficará clicável no perfil, e a biografia, que é nada mais nada menos que um breve resumo sobre o que seu negócio faz ou qual a especialidade dele.

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Passo 6. Após concluir todo o processo de criação do perfil no Instagram, chega a hora de transformá-lo em uma conta empresarial.

Para que você faça isso, é necessário que tenha uma página com o nome do seu negócio no Facebook para vincular à conta do Instagram (lembrando que você precisará ser administrador da fanpage para conseguir fazer a vinculação).

Se seu negócio ainda não tiver uma página no Facebook clique aqui e veja como criá-la.

Depois que já tiver todos os pré-requisitos você precisará acessar seu perfil na tela inicial do App.

Em seguida é só acessar as configurações, fazendo aquele processo que você já sabe (clicar no avatar -> clicar no ícone de configurações).

Assim que estiver na página das configurações, sua tarefa será clicar em “Alternar para perfil comercial”.

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Logo será exibida uma tela do Instagram para Empresas onde você só terá que ir seguindo os passos até clicar no botão “Entrar com o Facebook” para vincular as duas contas.

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Passo 7. Na próxima página, sua tarefa será selecionar a página do Facebook que corresponde a este mesmo negócio que estamos criando o perfil business no Instagram.

Em seguida é só ir seguindo os passos para chegar à próxima etapa.

Passo 8. Em “Configure seu perfil comercial” você terá que conferir os dados que serão importados da sua página do Facebook para a conta no Instagram e adicionar algum caso precise. Depois é só concluir a ação.

No final do processo você receberá uma mensagem informando que a configuração foi bem sucedida e já vai poder começar a explorar os novos recursos.

Eu já tenho uma conta, posso mudar para um Perfil Business?

Para quem já tem uma conta no Instagram, assim como uma página no Facebook, o processo é ainda mais fácil.

Sua única tarefa será acessar seu perfil e seguir os três últimos passos citados no tópico acima (acessar o perfil -> configurações -> clicar no botão “alternar para perfil comercial” -> vincular as contas das duas redes sociais).

E pronto! Com poucos cliques você já terá o privilégio de uma conta empresarial.

DICAS PARA COMEÇAR A USAR SEU PERFIL BUSINESS NO INSTAGRAM

Engaje com seu público

Criar um engajamento com seu público é essencial para humanizar seu negócio e mostrar aos seus clientes que você se importa.

Mas tome cuidado para não ser impertinente ao criar um diálogo, isso às vezes pode parecer forçado e passar a imagem de “vendedor chato”.

Curta fotos que mencionam sua marca, comente em posts dos seus clientes, reconheça seus fãs e esteja presente sanando as dúvidas.

Essa simples estratégia pode ser o grande diferencial entre você e seus concorrentes.

Mostre os bastidores da empresa

Mostrar imagens do processo de fabricação do seu produto pode agregar muito valor na hora da venda.

Caso você trabalhe com serviços e não produtos, o ideal é mostrar os bastidores do ambiente de trabalho para que as pessoas se sintam cada vez mais próximas da marca.

Mantenha um equilíbrio entre relacionamento e vendas

O Instagram, mesmo com um perfil business, é a rede social perfeita para compartilhar posts e momentos mais divertidos e informais.

Mas tome cuidado para não exagerar a acabar esquecendo que este perfil ainda é profissional.

Saber manter o equilíbrio entre os tipos de postagens é o que vai determinar a rentabilidade dessa rede social.

Crie um plano de postagens flexível

Você não precisa atualizar seu perfil no Instagram todos os dias.

Até porque, se você postar demais, pode correr o risco de perder seguidores que podem ficar irritados com a saturação da sua presença em seus feeds.

Portanto, decida antecipadamente quais serão os dias e horários que você vai marcar presença criando um calendário de postagens.

Isso te ajudará a ter mais controle e previsibilidade do que será postado.

Poste vídeos

No Instagram você terá a opção de utilizar vídeos de até 60 segundos de duração para engajar seus fãs ou lhes passar uma nova ideia.

As oportunidades aqui são muitas, como: compartilhar momentos em vídeo; apresentar sua equipe; substituir os manuais de instruções por vídeos; fazer preview dos novos produtos; postar tutoriais; e muito mais.

Promova suas postagens e monitore os resultados

De nada adianta fazer todo o esforço para criar um perfil business se ninguém conhecê-lo.

Por isso aproveite para promover suas publicações direto do seu celular e monitore os resultados através das métricas que o aplicativo disponibiliza a fim de otimizá-los quando for preciso.

Uma dica aqui é fazer algumas publicações (umas 10 já são o suficiente) antes de promover a conta.

Isso serve como uma prova de que você está comprometido em manter seus seguidores informados, e não que as postagens são só promessas.

Agora que você já tem um perfil business no Instagram e está comprometido em seguir essas dicas para melhorar a performance do seu negócio, saiba que um novo investimento é sempre um desafio.

Mas se você acredita que sua persona está nessa rede social e que ela pode ter potencial de gerar lucros para seu negócio, não perca mais tempo e comece logo com as postagens.

Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. – Martin Luther King

Lembre-se de ser autêntico e criar uma personalidade para sua marca que se conecte e tenha um interesse genuíno pelos seus seguidores.

Em pouco tempo, se você souber usar as estratégias certas, começará a notar os resultados.

E aí, gostou do artigo? Conseguiu criar com facilidade seu perfil comercial? Você também conhece alguma dica valiosa para ter sucesso no Instagram?

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