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Sorteios nas redes sociais ou concursos culturais. O que é melhor para o seu negócio?
Este tema costuma gerar muitas dúvidas nos adeptos ao Marketing Digital apesar de as regras para promoções nas redes sociais não serem tão novas assim.
No entanto, acontece que muitas empresas ainda não sabem que, por exemplo, para realizar sorteios, mesmo nas redes sociais, é exigido por lei uma autorização da Caixa Econômica Federal.
Você já sabia?
Um meio que muitas empresas encontravam para se livrar dessa burocracia era fazer concursos culturais, aqueles famosos “o comentário com mais curtidas ganha…”.
Mas você sabia que desde 2013 este tipo de ação também é ilegal?
Isso mesmo! Segundo as regras da Portaria 422, concursos culturais não podem mais ser realizados dentro de redes sociais, como os nossos queridinhos Facebook e Instagram.
Mas calma! Isso não significa que você não possa realizar concursos culturais e sorteios nas redes sociais.
Ao longo deste artigo eu vou te explicar melhor sobre como continuar usando-as à seu favor sem infringir a lei.
Se você tem interesse em entender melhor sobre este assunto, continue lendo para saber:
- Sorteio VS Concurso Cultural: Qual a diferença e quais são as regras
- Passo a passo de como criar sorteios nas redes sociais
- E os concursos culturais, como faço para criá-los?
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SORTEIO VS CONCURSO CULTURAL: QUAL A DIFERENÇA E QUAIS SÃO AS REGRAS
Sorteios e concursos culturais têm sido por muito tempo uma das melhores formas de gerar interação nas redes sociais.
Mas você sabe qual o melhor para o seu negócio?
Os sorteios demandam de uma burocracia maior mas ao mesmo tempo costumam gerar mais engajamento.
Já os concursos culturais são menos burocráticos, geram interação mas ainda assim também precisam do cumprimento de algumas regras.
Pra ficar mais claro, veja a relação entre essas duas promoções:
Sorteios
Promoções do tipo “compartilhe nosso post e concorra…” costumam ser ótimas fontes de interação e divulgação da marca.
Mas como nem tudo são flores, há um pequeno preço a se pagar por sorteios, até mesmo nas redes sociais.
Por lei, é exigido que todo sorteio, ou seja, algo que demande sorte, tenha autorização e passe por dentro das normas da Caixa Econômica Federal.
Portanto, antes de realizar qualquer promoção deste tipo preste atenção se você não está infringindo a lei.
O que acontece se o sorteio não tiver autorização?
A realização de sorteios nas redes sociais sem autorização da Caixa, ou com descumprimento de alguma regra, pode surtir em uma multa para sua empresa de 100% do valor total dos prêmios.
Só isso? Não mesmo.
Você ainda será proibido de realizar promoções deste tipo por um período de até 2 anos.
Concursos Culturais
Diferente dos sorteios, os concursos culturais não demandam de registro para serem realizados.
E é aí que todos faziam a festa…Valia de tudo para gerar um buzz nas redes sociais.
Mas o que muitos não sabem é que mesmo não precisando de registro, os concursos culturais também precisam seguir algumas regras, caso contrário, podem ser descaracterizados – o que pode surtir em penalidades reais.
Quais são essas regras?
1. Nome da empresa: O nome da empresa só pode aparecer para identificá-la como promotora do concurso nos materiais de divulgação.
Essa regra serve também para as embalagens de produto, por isso, fique de olho.
Aquelas chamadas “O maior concurso da marca X”, “A frase mais criativa que responder porque a marca X é a melhor ganhará Y” também não são mais válidas.
Outra questão bem importante é que exigir que o participante elogie a marca ou responda corretamente alguma pergunta também não é permitido.
Se você realmente fizer questão que o nome do seu negócio apareça vale pedir permissão da Caixa previamente.
2. Prêmios: As marcas não podem premiar o vencedor com produtos ou serviços da própria empresa, o que é bem comum.
3. Formas de participar: Não pode ser obrigatório que para participar do concurso os participantes tenham que ter contato com algum produto da marca.
Portanto, pagar (mesmo que de forma indireta) para participar descaracteriza um concurso cultural.
O que era bem comum com concursos que exigia acúmulo de embalagens, lembra?
Também não é um concurso cultural se para participar o participante tiver que dar seus dados (nome, e-mail, telefone..) ou responder à pesquisas.
Exigir que o participante receba materiais publicitários da empresa é outra prática que não é autorizada.
4. Vínculo com datas comemorativas: Vincular o concurso com datas como Dia dos Namorados, Natal, Dias das Crianças, não é permitido.
5. Local do concurso: Você sabia que, para ser legal, um concurso cultural não pode acontecer dentro das redes sociais – somente ser divulgado?
Isso mesmo!
Na verdade, segundo a Portaria 422, concursos culturais precisam de um site ou uma plataforma externa para serem feitos online.
O que acontece com quem descumpre essas determinações?
Assim como para os sorteios nas redes sociais, a multa será no valor total da premiação.
Também podendo haver a determinação de ficar até dois anos sem poder fazer qualquer tipo de promoção, em qualquer canal.
Portanto tome cuidado antes de iniciar ações deste tipo para não correr o risco de pôr a perder a credibilidade do seu negócio.
Caso seja denunciado procure um advogado, é sempre o melhor a ser feito, ele saberá te dar conselhos sobre as ações a serem tomadas.
PASSO A PASSO DE COMO CRIAR SORTEIOS NAS REDES SOCIAIS
Passo 1: Escolha as redes sociais e comece o planejamento estratégico
Antes de mais nada você terá que escolher as redes sociais que servirão de apoio na divulgação do sorteio.
Pra essa escolha você terá que avaliar três critérios, sendo eles:
1. Público
É muito importante que você esteja onde seu público está, afinal do que adiantará anunciar para pessoas que não têm interesse no seu negócio?
É por isso que costumamos dizer que se você conhece seu público e sabe onde ele está, já está com meio caminho andado para o investimento certo.
2. Benefícios
Cada rede social tem seus benefícios e pontos fortes.
Algumas geram mais leads enquanto outras trazem mais visibilidade para o seu negócio.
Aqui neste artigo eu falo sobre os benefícios de cada uma das mais usadas. Você poderá usá-lo para descobrir qual mais se encaixa com os objetivos do seu negócio.
3. Princípios e propósito
Analise os princípios e propósito de cada rede social e tente relacionar com os do seu negócio.
É muito importante que, mesmo online, o seu negócio não perca a identidade e a personalidade.
Depois de feita a escolha das mídias, sua função será dar início a um passo que fará total diferença: o planejamento estratégico.
Aqui você começar a definir todos os passos que serão dados – e como serão.
Essa será uma tarefa que precisa de mais dedicação, portanto, é provável, e aconselhável, que se estenda até o início das definições contratuais com a Caixa.
Passo 2: Defina os prêmios
Mesmo parecendo simples essa etapa requer muita estratégia.
Pense em prêmios que são interessantes para o seu público e que chame a atenção deles.
Uma boa dica para diminuir os custos é também conseguir doação de prêmios com parceiros do seu negócio.
Caso opte por utilizar doações lembre-se de formalizar esse processo pois daqui frente tudo deverá conter comprovantes de posse.
Passo 3: Solicite autorização
Sua tarefa aqui será solicitar uma autorização para a realização do sorteio enviando a documentação necessária para a unidade RE Promoções Comerciais, em Brasília.
Para ser aprovado, o pedido deve estar dentro das condições previstas na Portaria SEAE nº 88/2000.
O registro demora cerca de 45 dias para ser efetivado, o que te dá tempo suficiente para planejar a estratégia de campanha do sorteio.
Mas antes disso, você terá que solicitar um boleto para pagamento do custo deste registro para a RE Promoções Comerciais pelo e-mail cepco@caixa.gov.br.
Este custo inicial se chama Taxa de Fiscalização e varia de acordo com o valor total dos prêmios, conforme a tabela abaixo.
Valor dos prêmios Taxa de Fiscalização
Até R$ 1.000,00 R$ 27,00
De R$ 1.000,01 a R$ 5.000,00 R$ 133,00
De R$ 5.000,01 a R$ 10.000,00 R$ 267,00
De R$ 10.000,01 a R$ 50.000,00 R$ 1.333,00
De R$ 50.000,01 a R$ 100.000,00 R$ 3.333,00
De R$ 100.000,01 a R$ 500.000,00 R$ 10.667,00
De R$ 500.000,01 a R$ 1.667.000,00 R$ 33.333,00
Acima de R$ 1.667.000,01 R$ 66.667,00
Então, vamos recapitular…
Primeiro você solicita à caixa o boleto da Taxa de Fiscalização e quando recebê-lo é só fazer o pagamento e enviar o requerimento, a documentação exigida e o comprovante do pagamento do boleto para fazer a solicitação do registro.
Passo 4: Comprove propriedade dos prêmios
No mesmo dia em que fizer o pedido da autorização, entregue também todos os documentos (por exemplo: notas fiscais) relativos aos prêmios.
Mesmo que eles tenham sido doados é preciso que haja declarações que comprovem a doação.
A Caixa solicita estes documentos como forma de comprovar que os prêmios são realmente legítimos.
Passo 5: Inicie a divulgação do sorteio
Independentemente do objetivo que tiver seu sorteio, a divulgação dele nas redes sociais é fundamental para aumentar o alcance de pessoas.
No mesmo dia em que sair a emissão do certificado de autorização da Caixa você já poderá começar a divulgação do sorteio.
Vale a pena lembrar que o número do certificado deve aparecer em todos os materiais de divulgação da promoção, e de forma legível.
Se você for anunciar dentro do Facebook, que é rede social mais usada hoje em dia, não se esqueça de manter as imagens com até 20% de texto para que seu anúncio tenha um alcance maior.
Ah, e caso ainda tenha dúvidas sobre qual formato de anúncio usar, dê uma olhadinha neste artigo onde eu te ajudo a aproveitar melhor cada um deles.
Passo 6: Prestação de contas sobre a ação filantrópica
No máximo 30 dias após a data do sorteio sua tarefa será encaminhar o protocolo de prestação de contas do cumprimento do plano autorizado para a RE Promoções Comerciais.
Os documentos que devem constar na prestação de contas serão:
- Formulário de prestação de contas de sorteio filantrópico;
- Declaração de venda, encalhe e guarda de bilhetes;
- Recibos de entrega dos prêmios, assinados pelos ganhadores, conforme o modelo aprovado no processo (quando o valor do prêmio for superior a R$ 10.000,00 deve ser anexado ao recibo uma cópia do documento de identidade e do CPF/MF do vencedor);
- DARF do imposto de renda sobre o valor dos prêmios, alíquota de 20%, recolhido à União, até o 3° dia útil da semana posterior ao sorteio;
- Comprovantes dos repasses aos Fundos Federais (caso o repasse não seja feito até o quinto dia útil do mês subsequente ao da arrecadação do prêmio, será cobrado uma multa de 2% e juros ao valor correspondente às parcelas de atraso);
- Comprovantes das despesas com a operação e administração do sorteio.
Além destes documentos, também deve constar junto todos os documentos fiscais dos prêmios, dos pagamentos e dos repasses feitos.
E OS CONCURSOS CULTURAIS, COMO FAÇO PARA CRIÁ-LOS?
Como você já sabe, a partir das regras da Portaria 422 não é permitido a realização de concursos culturais dentro das redes sociais, somente a divulgação deles.
Partindo deste princípio, veja agora o passo a passo de como criar um concurso cultural para o seu negócio sem infringir as regras:
Passo 1: Planeje a estratégia do concurso
Agora que você já sabe de todas as limitações que terá ao realizar concursos culturais, sempre que surgir a ideia de fazer um comece por um bom planejamento estratégico.
Se você não sabe por onde começar, comece respondendo as seguintes perguntas:
1. Como meu negócio fará para ganhar visibilidade mesmo cumprindo regras que limitam isso?
2. Quanto vou investir e o que pretendo receber em troca?
3. Tenho algum parceiro que possa me ajudar com os custos?
4. Qual público vou atingir? Minha melhor persona ou vou focar em conquistar um novo tipo de cliente?
5. Como será a dinâmica do concurso? Será realizado online ou offline?
6. Qual será a forma de participar do concurso?
Passo 2: Defina o prêmio
Depois de já ter definido qual o público você pretende atingir com o concurso, escolha um prêmio que seja do interesse dele e desperte desejo em ser o ganhador.
Como um concurso não costuma ter tantos participantes quanto um sorteio – por depender de interação ou mais esforço – opte por escolher prêmios mais desejados, como uma viagem por exemplo.
Afinal, para a grande maioria – dependendo do público, é claro -, é mais entusiasmante conhecer um lugar novo do que obter um bem material.
A não ser, claro, que sua empresa seja uma agência de turismo, aí então, seguindo a regra de não poder premiar os vencedores com produtos e serviços da própria empresa, terá que optar por outra alternativa.
Ah, e a dica de conseguir doações com parceiros lá dos sorteios serve para os concursos culturais também, viu?!
Passo 3: Defina as redes sociais para divulgação
As redes sociais servirão de apoio na divulgação do concurso.
Lá você poderá fazer o buzz que quiser, desde que para participar da promoção o participante não tenha que realizar a ação por ela.
Assim como para o sorteio, terá 3 pontos que você precisará avaliar para fazer a escolha: Público (se ele está lá), benefícios (os pontos fortes de cada uma) e princípios e propósito (se há vínculo entre elas e seu negócio).
Se você ainda não leu o artigo onde eu te ajudo a escolher a melhor rede social para seu negócio clique aqui e veja agora.
Passo 4: Construa o regulamento do concurso
O regulamento servirá tanto para que você tenha certeza que o concurso está dentro das regras, quanto para guiar os participantes sobre como funcionará a promoção.
Para te orientar nessa questão, fica aqui o exemplo do regulamento do concurso cultural do Santander que segue todas as normas da Portaria.
Passo 5: Organize o local onde será realizado
Já não é mais novidade que os concursos culturais não podem ser realizados nas redes sociais, certo?!
Como você viu um pouco acima, para ser feito online ele deve ser elaborado em uma plataforma própria, como um site ou uma landing page.
E essa é nossa tarefa agora! Construir o local onde será realizado o concurso.
Ah, lembrando que você também tem a opção de realizar o concurso offline mas fazer a divulgação online.
Mas, voltando ao assunto, independente de como você for fazê-lo online, segue aqui algumas dicas:
Faça um layout limpo
O objetivo da página do seu concurso é simples: Fazer com que as pessoas participem dele.
Então, nada de enrolações e publicidades da sua marca, faça um layout limpo com foco apenas no concurso.
Não use muitos botões e opções de o usuários sair da página, deixe apenas botões necessários como um Call to Action de “Participar agora” e um “Ver o regulamento do concurso”, por exemplo.
Uma dica aqui é também utilizar espaços em branco em torno de informações importantes e dos botões para não tirar o foco dos mesmos.
Use imagens ou vídeos
Imagens ou vídeos que dêem vida a sua ação são sempre bem-vindos à página de realização do concurso.
Se você não tiver uma boa câmera e um bom profissional que faça a edição do vídeo opte pela imagem, mesmo que vídeos garantam muito mais empatia da parte do usuário – o que pode resultar em mais participações.
Use benefícios
Os benefícios aqui são as premiações, as coisas que o usuário poderá ter a chance de ganhar se participar do concurso.
Coloque-as em um lugar de destaque e dê ênfase ao quão bom seria se ele conquistasse esse(s) prêmio(s).
Capriche no Call to Action
O Call to Action, ou chamada para ação, é o que vai persuadir o visitante a participar do concurso.
Aqui você poderá usar um CTA de duas formas: em texto e/ou, de preferência, em formato de botão.
Uma boa dica de como ter um botão de ação eficiente é relembrar o benefício do concurso no texto dele.
Por exemplo, se seu benefício (prêmio) for uma viagem, então o botão poderia ser “Eu quero essa viagem”.
Cuide as regras
Depois de pronta, faça um revisão geral na página e também no regulamento para ter certeza que não infringiu nenhuma exigência da Portaria.
Passo 6: Inicie a divulgação
Após passar por todas essas etapas você já terá um concurso bem arquitetado e estruturado pronto para a divulgação.
Anunciar sua nova ação nas redes sociais será fundamental se você quiser impactar mais pessoas do seu público-alvo.
Falando em alcance de pessoas, vale lembrar sobre o limite de 20% de texto nas imagens dos anúncios no Facebook que comentei mais acima.
A dica que fica aqui é usar botões de compartilhamento nas redes sociais na página do concurso.
Lembre-se que isso não deve ser obrigatório, os botões servirão para os que desejam por livre e espontânea vontade divulgar a promoção.
CONCLUSÃO
Seja qual for o modelo escolhido para a sua ação promocional (sorteio ou concurso cultural) duas coisas certamente não poderão faltar: cumprimento das regras e planejamento estratégico.
Lembre-se que a credibilidade do seu negócio estará em jogo, e se falhar em qualquer ponto desses estará à colocando a prova.
O maior desafio em cumprir todas as regras é que será exigido de você que tenha mais criatividade e planejamento para alcançar o mesmo resultado que teria ainda com as promoções antigas.
Não desanime e aproveite essas dicas para construir seus próximos concursos e sorteios nas redes sociais.
Ficou com alguma dúvida? Comente aqui abaixo e eu farei o possível para te ajudar.
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